O Cérebro e seus lobos.

Basicamente o cérebro é separado em quatro partes chamadas de lobos. O lobo Frontal, Parietal, Temporal e Occipital, cada uma com funções diferentes e especializadas.


Lobo frontal.


      No lobo frontal, localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Neles estão incluídos a córtex motor e o córtex pré-frontal. O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia. A aprendizagem motora e os movimentos de precisão são executados pelo córtex pré-motor. Esta área fica mais ativado do que o resto do cérebro quando se imagina um movimento sem executa-lo. Lesões nesta área não chegam a comprometer o indivíduo a ponto dele sofrer paralisia ou problemas para planejar ou agir, no entanto a velocidade da fala e os gestos, são perturbadas.


Lobo occipital.


      O lobo  occipital esta localizado na parte traseira do nosso cérebro um pouco acima da nuca. Ele é o responsável por processar toda a informação visual recebida pelo cérebro. Essa informação visual recebida passa por várias partes especializadas desse lobo, que servem por exemplo para perceber cores, formas, e etc.

     Se uma pessoa recebe uma lesão na parte de trás do cérebro ela pode ter danos em seu lobo occipital cousando: alucinações, problemas de visão, dificuldade de interpretação dos estímulos visuais e vários outros problemas relacionados.
Lobos temporais.

Lobo parietal.


          O lobo parietal como é responsável pelo processamento de todas as informações sensoriais do nosso corpo, ele recebe e traduz por exemplo os estímulos abstratos recebidas de nossos músculos, tato, visão e audição. Como é uma área diretamente ligada a nossa noção corporal e espacial, danos em certas partes pode fazer a pessoa ter a impressão de estar fora de seu corpo, ou eté mesmo pensar que seu próprio braço é de outra 

pessoa.

Lobo temporal.


           O lobos temporais ficam localizados um pouco acima das orelhas e à frente do lobo occipital. O lobo temporal é dividido em duas partes, primária e secundária, a parte primária é a que recebe os estímulos transformando-os em som e os passando para a parte secundária de tal lobo, que analisa e compara os sons recebidos(juntamente com outras partes do cérebro) com os já existentes na memória. E é na área em que convergem os lobos occipital, temporal e parietal que se encontra a nossa parte mental responsável pela fala, chamada de área de Wernicke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário